Vídeos

CASA DAS MINAS

[video_lightbox_youtube video_id=”8OPdwhB-boU” width=”640″ height=”480″ auto_thumb=”1″]

Link: https://youtu.be/8OPdwhB-boU

Produção: Mundicarmo Rocha Ferretti e Hugo Regino Rocha de Carvalho

Resumo: O vídeo é uma homenagem ao antropólogo dr. Sérgio Figueiredo Ferretti, do Departamento de Antropologia – DESOC, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, que faleceu em maio de 2018. Sérgio Ferretti foi pesquisador da Casa das Minas, espaço ritual dedicado ao culto dos voduns em São Luís do Maranhão. Esta homenagem se constitui de imagens de pessoas e rituais da Casa das Minas, com a qual ele tinha forte vínculo como pesquisador e ligação espiritual.

O vídeo, assim, é uma homenagem feita por sua companheira de vida, a antropóloga profa. Dra. Mundicarmo Rocha Ferretti, e por seu sobrinho Hugo Regino Rocha de Carvalho, no 4º aniversário de seu falecimento.  

 

COURO GEMEU EM TERRA
[video_lightbox_youtube video_id=”30W2lN6pzqg” width=”640″ height=”480″ auto_thumb=”1″]

Link:  https://youtube.com/watch?v=30W2lN6pzqg&feature=share

Resumo: O web-documentário COURO GEMEU EM TERRA, com duração de 20 minutos materializa peculiaridades referentes ao Tambor no Maranhão. Se debruçando sobre três diferentes grupos, que obedecem à lógica das especificidades: o Tambor da comunidade quilombola Quebra, município de Anajatuba, é composto somente por homens que fazem a punga com as coxas e não com o umbigo/abdômen que é a forma comum em São Luís. O tambor de  Bacuri dos Pires, em Cantanhede, que  faz um rito fúnebre que ocorre no Dia de Finados, além de fazerem diferentes batuques. E o tambor Catarina Mina de São Luís, com discussões sobre ritmos, indumentárias e registros da festa de são Benedito.

SÃO LUÍS CULTURAL: Ilê orixá- minha vida no santo (Direção: Reinilda Oliveira, 2021) 

[video_lightbox_youtube video_id=”pYI5pVc13v0” width=”640″ height=”480″ auto_thumb=”1″]

Link: https://youtube.com/watch?v=pYI5pVc13v0&feature=share

Resumo: O universo religioso afro-brasileiro produz-se com um complexa estética, cheio de nuances e vicissitudes, sutilezas, sabedorias tradicionais e segredos, e isso será materializado no mini documentário intitulado Ilê Orixá: minha vida no santo, com duração de 10 minutos, que irá reconstituir a história do jovem pai de santo Gustavo Costa, do Terreiro de Tambor de Mina Rei Dom Sebastião, localizada no Bairro Coheb-Sacavém. O documentário foi construído a partir de fotos, áudios, entrevistas e vídeos realizados no terreiro. A ideia desse projeto é contar melhor a história desse pai de santo que antes mesmo de nascer ja pertencia ao “santo”.

 

Atlântico Negro na rota dos Orixás

[video_lightbox_youtube video_id=”8pgkhKUa7Jg” width=”640″ height=”480″ auto_thumb=”1″]

Link: https://www.youtube.com/watch?v=8pgkhKUa7Jg

Resumo: Produzido para o CEM 02 pela professora Valéria, do Coletivo Ubuntu. O documentário Atlântico Negro na rota dos Orixás é um filme que retrata a importância do continente Africano na construção da sociedade brasileira. Esta estruturação cultural mostra a semelhança existente entre estes povos, dentre estes laços: a religiosidade, a musicalidade, a fala, hábitos alimentares, a estrutura familiar e as manifestações culturais. Durante as cenas do filme são desconstruídas visões etnocêntricas e de censo comum sobre o continente Africano. A ideia de um território que vive em constante estado de guerras étnicas e civis, de fome e total miséria é desmistificado para mostrar o lado cultural da África que deu origem ao candomblé, o Xangô e ao Tangô, religiões presentes no território brasileiro. Essa representação cinematográfica nos dimensiona a entender o início da mercantilizarão africana e de como a escravidão se tornou uma mera desculpa para a propagação das guerras civis, iniciando assim um intercâmbio biológico, econômico e cultural entre Brasil e África. Nota-se que, ter um outro olhar da África, nos ajuda a compreender a nossa própria história, tanto nos hábitos sociais, quanto nos costumes oriundos desta terra quase que desconhecida.

 

 

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.